SpiritKarting - Índice do Fórum SpiritKarting
Karting com espírito
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistoRegisto 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Dicas básicas para comprar um kart usado

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    SpiritKarting - Índice do Fórum -> Tecnica
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
Andy (Alesi)



Registado em: Segunda-Feira, 4 de Agosto de 2008
Mensagens: 1523

MensagemEnviada: Qua Dez 17, 2008 11:47 pm    Assunto: Dicas básicas para comprar um kart usado Responder com Citação

Muita gente tem vontade de começar a correr de kart mas não tem idéia por onde começar. Muitas dúvidas surgem na hora de comprar, na hora de escolher, qual motor? qual chassis? O que olhar no kart para não entrar numa furada? Pensando nisso separamos algumas dicas para o pessoal não se bater tanto na hora de comprar. Dividimos este artigo em 2 partes, que em breve publicaremos pelo menos mais outras 7 dicas. Por enquanto fiquem com essas, o texto é comprido, mas garantimos que vale a pena dar uma lida antes de assinar o checão

1. Onde comprar?

Onde você pode achar mais fácil e rápido kart para vender é em kartódromos e em lojas especializadas, geralmente nesses lugares existem murais com ofertas ou tem alguém que é do ramo e conhece um amigo ou preparador que tenha um kart para vender. Outra opção é pela internet, e é claro, não poderíamos deixar de aconselhar a dar uma olhada na nossa seção de classificados.

2. O que olhar no chassis?

2.2 O ano do chassis.

Verifique o ano do chassis, se o preço estiver muito baixo pode ser que o chassis seja muito velho, neste caso não vale a pena arriscar, pois quanto mais velho mais rodado é o kart. O pior não são os quilômetros rodados na pista e sim os quilômetros rodados na grama!

2.3. Soldas

Um dos problemas do chassis são as soldas, olhe bem em toda a estrutura do chassis, se existir alguma solda desconfie, pode ser sinal que o chassis foi muito usado ou levou uma porrada muito grande, mesmo que você questione com o dono do kart o porquê daquela solda ele nunca irá lhe dizer que é uma coisa grave. Se a solda for grande, tipo em toda o volta do tubo, digamos que seja grave, mas se a solda for do tamanho de 1 ou 2 cm não teria tanto problema, mas ai depende do lugar onde está essa solda, como por exemplo perto das rodas é arriscado. Já soldas nos suportes do banco por ex. não seriam tão graves.

2.4 Eixo traseiro

Para verificar se o eixo traseiro esta torto coloque o kart suspenso, de modo que as rodas traseiras saiam do chão, pegue uma chave de fenda e fixe o mais próximo possível do eixo, e gire o eixo. Se a chave ficar pegando em alguns pontos no eixo e em outro não, o eixo está torto. Veja as fotos abaixo como fazer:



.5 Rolamentos

Esse é fácil, para saber se as rodas dianteira e traseira não estão com muita folga ou "roncando", apenas gire a roda e coloque o ouvido bem próximo do rolamento, se fizer um ronco muito alto, o rolamento está detonado. Para saber se está com folga coloque o dedo no rolamento e mova a parte externa, assim você saberá se tem folga ou não.

2.6 Freios

Veja se as mangueiras do freio não estão com bolhas de ar, se existir será necessário "sangrar" o freio, não é nada grave, mas já dá um trabalho extra. Verifique também se o disco de freio não está torto. Para verificar se está torto o processo é o mesmo do eixo traseiro, veja as fotos abaixo:



2.7 Banco

Tire a capa do banco (se tiver) e verifique se o banco não está quebrado ou se está muito cheio de furos e remendos. Isso também não é tão grave assim, pois basta passar mais uma camada de fibra vidro, que o problema está resolvido, mas também seria um trabalho extra.

2.8 Se o chassis não está empenado.

Esse teste é relativamente fácil de fazer, para saber se o chassis não está empenado, faça o seguinte: Coloque o kart em uma superfície plana e gire o volante todo para a direita. Fazendo isso a roda esquerda deve levantar um pouco do chão, (não mais que 2 cm). Faça o mesmo para outro lado, não importa muito o quanto elas se levantem do chão, importa que elas levantem a mesma altura dos dois lados. E conforme foi lembrado pelo internauta Igor, não se esqueça que o chassis deverá estar com o geometria "zerada" e os pneus com a mesma calibragem e no mesmo estado de desgaste.


3. Qual motor?

Primeiro você deve se perguntar: Para que eu quero o kart? para se divertir com baixo custo? para investir profissionalmente? para tem o prazer de sentir a potência de um motor? Enfim, é uma questão muito delicada, mas vamos tentar ajudar.

3.1 Motor para se divertir, não importa a velocidade:
Nesse caso aconselhamos um motor Honda 4 tempos 5,5 HP. É bem provável que você já tenha visto um desses motores, são a preferência de 10 em cada 10 donos de pista de kart indoor. São motores um pouco mais caros, mas que não correm tanto devido a pouca potência, vem com embreagem centrifuga (o motor não morre quando o kart para) e o melhor, dá menos problemas. Outro motor que dá menos manutenção é da moto CG 125, é difícil de achar um kart com motor desses, mas existe.

3.2 Motor para se divertir, com velocidade, e barato:
Um motor bem indicado seria um RD 135, pois a manutenção desses motores é mais baixa se comparado com os tradicionais de kart, dependendo da preparação esses motores podem chegar a 150km/h, ou mais. A adrenalina de acelerar um kart com esses motores é fantástica, a sensação de velocidade e as trocas de marchas é muito próxima dos carros de corrida.

3.3 Motor para competir:
Nesse caso meu amigo, prepare o bolso, além de existirem vários modelos no mercado, como Parilla Evolution, PCR, Riomar Super, etc... a manutenção desses motores é cara e curta vida útil. São ótimos motores, mas o porém são os preços.

3.4 Pensando no futuro?
A tendência mundial, é para o uso de motores 4 tempos que poluem bem menos que o de 2 tempos. Um exemplo é o Biland, já existe até campeonato no Brasil, o Billand Challenge.

3.5 O que olhar no motor?
A melhor maneira de você saber se um motor está bom ou não é levar o kart para a pista e dar umas voltas pilotado por alguém que já tenha experiência no tipo de motor que você está comprando. Mesmo assim em se tratando de motores de competição nunca se sabe o certo quando o motor vai quebrar.

fonte: www.centralkart.com.br
_________________
"Comigo, tudo é afectivo. Eu funciono assim, com o coração. Isso tem suas vantagens e seus inconvenientes."

Jean Alesi
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    SpiritKarting - Índice do Fórum -> Tecnica O fuso horário em uso é GMT
Página 1 de 1

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Não permitido.
Responder a Tópicos: Não permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © phpBB Group. Hosted by phpBB.BizHat.com

Free Web Hosting | File Hosting | Photo Gallery | Matrimonial


Powered by PhpBB.BizHat.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com