SpiritKarting - Índice do Fórum SpiritKarting
Karting com espírito
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistoRegisto 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Important Notice: We regret to inform you that our free phpBB forum hosting service will be discontinued by the end of June 30, 2024. If you wish to migrate to our paid hosting service, please contact billing@hostonnet.com.
Dicas básicas para comprar um kart usado

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    SpiritKarting - Índice do Fórum -> Tecnica
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
Andy (Alesi)



Registado em: Segunda-Feira, 4 de Agosto de 2008
Mensagens: 1523

MensagemEnviada: Qua Dez 17, 2008 11:47 pm    Assunto: Dicas básicas para comprar um kart usado Responder com Citação

Muita gente tem vontade de começar a correr de kart mas não tem idéia por onde começar. Muitas dúvidas surgem na hora de comprar, na hora de escolher, qual motor? qual chassis? O que olhar no kart para não entrar numa furada? Pensando nisso separamos algumas dicas para o pessoal não se bater tanto na hora de comprar. Dividimos este artigo em 2 partes, que em breve publicaremos pelo menos mais outras 7 dicas. Por enquanto fiquem com essas, o texto é comprido, mas garantimos que vale a pena dar uma lida antes de assinar o checão

1. Onde comprar?

Onde você pode achar mais fácil e rápido kart para vender é em kartódromos e em lojas especializadas, geralmente nesses lugares existem murais com ofertas ou tem alguém que é do ramo e conhece um amigo ou preparador que tenha um kart para vender. Outra opção é pela internet, e é claro, não poderíamos deixar de aconselhar a dar uma olhada na nossa seção de classificados.

2. O que olhar no chassis?

2.2 O ano do chassis.

Verifique o ano do chassis, se o preço estiver muito baixo pode ser que o chassis seja muito velho, neste caso não vale a pena arriscar, pois quanto mais velho mais rodado é o kart. O pior não são os quilômetros rodados na pista e sim os quilômetros rodados na grama!

2.3. Soldas

Um dos problemas do chassis são as soldas, olhe bem em toda a estrutura do chassis, se existir alguma solda desconfie, pode ser sinal que o chassis foi muito usado ou levou uma porrada muito grande, mesmo que você questione com o dono do kart o porquê daquela solda ele nunca irá lhe dizer que é uma coisa grave. Se a solda for grande, tipo em toda o volta do tubo, digamos que seja grave, mas se a solda for do tamanho de 1 ou 2 cm não teria tanto problema, mas ai depende do lugar onde está essa solda, como por exemplo perto das rodas é arriscado. Já soldas nos suportes do banco por ex. não seriam tão graves.

2.4 Eixo traseiro

Para verificar se o eixo traseiro esta torto coloque o kart suspenso, de modo que as rodas traseiras saiam do chão, pegue uma chave de fenda e fixe o mais próximo possível do eixo, e gire o eixo. Se a chave ficar pegando em alguns pontos no eixo e em outro não, o eixo está torto. Veja as fotos abaixo como fazer:



.5 Rolamentos

Esse é fácil, para saber se as rodas dianteira e traseira não estão com muita folga ou "roncando", apenas gire a roda e coloque o ouvido bem próximo do rolamento, se fizer um ronco muito alto, o rolamento está detonado. Para saber se está com folga coloque o dedo no rolamento e mova a parte externa, assim você saberá se tem folga ou não.

2.6 Freios

Veja se as mangueiras do freio não estão com bolhas de ar, se existir será necessário "sangrar" o freio, não é nada grave, mas já dá um trabalho extra. Verifique também se o disco de freio não está torto. Para verificar se está torto o processo é o mesmo do eixo traseiro, veja as fotos abaixo:



2.7 Banco

Tire a capa do banco (se tiver) e verifique se o banco não está quebrado ou se está muito cheio de furos e remendos. Isso também não é tão grave assim, pois basta passar mais uma camada de fibra vidro, que o problema está resolvido, mas também seria um trabalho extra.

2.8 Se o chassis não está empenado.

Esse teste é relativamente fácil de fazer, para saber se o chassis não está empenado, faça o seguinte: Coloque o kart em uma superfície plana e gire o volante todo para a direita. Fazendo isso a roda esquerda deve levantar um pouco do chão, (não mais que 2 cm). Faça o mesmo para outro lado, não importa muito o quanto elas se levantem do chão, importa que elas levantem a mesma altura dos dois lados. E conforme foi lembrado pelo internauta Igor, não se esqueça que o chassis deverá estar com o geometria "zerada" e os pneus com a mesma calibragem e no mesmo estado de desgaste.


3. Qual motor?

Primeiro você deve se perguntar: Para que eu quero o kart? para se divertir com baixo custo? para investir profissionalmente? para tem o prazer de sentir a potência de um motor? Enfim, é uma questão muito delicada, mas vamos tentar ajudar.

3.1 Motor para se divertir, não importa a velocidade:
Nesse caso aconselhamos um motor Honda 4 tempos 5,5 HP. É bem provável que você já tenha visto um desses motores, são a preferência de 10 em cada 10 donos de pista de kart indoor. São motores um pouco mais caros, mas que não correm tanto devido a pouca potência, vem com embreagem centrifuga (o motor não morre quando o kart para) e o melhor, dá menos problemas. Outro motor que dá menos manutenção é da moto CG 125, é difícil de achar um kart com motor desses, mas existe.

3.2 Motor para se divertir, com velocidade, e barato:
Um motor bem indicado seria um RD 135, pois a manutenção desses motores é mais baixa se comparado com os tradicionais de kart, dependendo da preparação esses motores podem chegar a 150km/h, ou mais. A adrenalina de acelerar um kart com esses motores é fantástica, a sensação de velocidade e as trocas de marchas é muito próxima dos carros de corrida.

3.3 Motor para competir:
Nesse caso meu amigo, prepare o bolso, além de existirem vários modelos no mercado, como Parilla Evolution, PCR, Riomar Super, etc... a manutenção desses motores é cara e curta vida útil. São ótimos motores, mas o porém são os preços.

3.4 Pensando no futuro?
A tendência mundial, é para o uso de motores 4 tempos que poluem bem menos que o de 2 tempos. Um exemplo é o Biland, já existe até campeonato no Brasil, o Billand Challenge.

3.5 O que olhar no motor?
A melhor maneira de você saber se um motor está bom ou não é levar o kart para a pista e dar umas voltas pilotado por alguém que já tenha experiência no tipo de motor que você está comprando. Mesmo assim em se tratando de motores de competição nunca se sabe o certo quando o motor vai quebrar.

fonte: www.centralkart.com.br
_________________
"Comigo, tudo é afectivo. Eu funciono assim, com o coração. Isso tem suas vantagens e seus inconvenientes."

Jean Alesi
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    SpiritKarting - Índice do Fórum -> Tecnica O fuso horário em uso é GMT
Página 1 de 1

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Não permitido.
Responder a Tópicos: Não permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © phpBB Group. Hosted by phpBB.BizHat.com

Free Web Hosting | File Hosting | Photo Gallery | Matrimonial


Powered by PhpBB.BizHat.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com