SpiritKarting - Índice do Fórum SpiritKarting
Karting com espírito
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistoRegisto 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens PrivadasEntrar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Peugeot 207 Rally vs FIAT Grand Punto Abarth

 
Novo Tópico   Responder a Mensagem    SpiritKarting - Índice do Fórum -> Novidades, Lançamentos e os nossos carros
Ver mensagem anterior :: Ver próxima mensagem  
Autor Mensagem
Andy (Alesi)



Registado em: Segunda-Feira, 4 de Agosto de 2008
Mensagens: 1523

MensagemEnviada: Dom Dez 14, 2008 6:02 pm    Assunto: Peugeot 207 Rally vs FIAT Grand Punto Abarth Responder com Citação

Viver a condução intensamente é a sugestão destes desportivos, pequenos no corpo, grande na alma. Depois do animado confronto nos ralis, chegou a vez da FIAT e Peugeot esgrimirem argumentos na estrada.
Nem a propósito! José Pedro Fontes, ao volante do Fiat Grand Punto, vence a última etapa do campeonato nacional de ralis, desafiando a liderança quase incontestada do Peugeot 207 de Bruno Magalhães. Que melhor deixa poderíamos ter para confrontarmos as duas marcas? O mote é dado com as novas versões Peugeot 207 Rally e Fiat Grand Punto Abarth esseesse.



Ao ringue, sobem assim dois pesos-plumas com músculo. Do lado dos gauleses regressa a saudosa designação Rally, interpretada
agora com uma série especial limitada a 100 unidades, criada para a celebração do título nacional de ralis. O motor não sofre qualquer alteração, mantendo os 150 cv já conhecidos do bloco 1.6 THP, mas ao nível da decoração, entre as aplicações de índole decorativo, surgem os bancos desportivos tipo "bacquets" que agradam pelo excelente apoio.
Vistoso, o 207, pintado num branco que de cândido tem muito pouco, vê-se ainda assim ofuscado pelo brilho do Grand Punto Abarth. Não que o branco transalpino seja mais branco que o gaulês, mas pela agressividade do design, que deixaria qualquer adepto do "tuning" a roer-se de inveja! Carregado com o pack de acessórios Abarth, o Grand Punto destila agressividade, mas esta preparação envolve igualmente uns retoques no motor.



Este mantém a cubicagem de 1.4 litros, mas vê a sua potência "explodir" para os 180 cv. Como se já não fosse o suficiente, através de um comando electrónico a bordo, a protecção do efeito sobrealimentação poderá ser curto circuitado de forma a que o binário possa subir dos 230 Nm para os 272 Nm! Iniciámos o ensaio com o 207 Rally. Como principais pontos a apontar, desde logo o volante, demasiado grande e um pouco escorregadio na mão. A bacquet compensa para uma boa nota na posição de condução.
No Grand Punto, a situação inverte-se: o banco não proporciona um encaixe tão perfeito do corpo, porém o volante é simplesmente excelente.



Picada de escorpião



Já na estrada, o motor 1.6 THP cedo agrada pela vivacidade. A resposta quase imediata em baixos e médios regimes leva-nos a confirmar que se encontra bem adaptado à designação Rally. Ágil, consegue mover o 207 com graciosidade, e mesmo que a caixa tenha apenas cinco relações, com um comando perfectível, a verdade é que nos agradou bastante. O Grand Punto coloca-se num patamar diferente. O seu motor está muito "esticado", e isso nota-se bem pela forma como tudo parece orientado para a alta performance. A baixos regimes, a resposta é mais apagada face ao 207, nos médios recupera, mas nos altos... desaparece literalmente!


De facto, mantendo a aceleração a fundo, quando o motor entra pelas 4.000 rpm, simplesmente dispara num frenesim que chega para impressionar. A caixa tem seis relações, muito bem escalonadas, e o seu comando, mesmo que um pouco longo, acaba por ser rápido. Mesmo mais pequeno, com apenas 1.4 litros, não dá grandes hipóteses ao rival 207, pelo que em performances e no que à condução desportiva diz respeito, o Grand Punto Abarth é um claro vencedor.



Já no que respeita ao comportamento dinâmico, temos as nossas dúvidas. A verdade é que o Grand Punto está muito bem pensado... mas para estradas perfeitas! A sua suspensão revela um curso muito limitado. O resultado é que com um amortecimento um nada suave demais, apesar de seco nos ressaltos, muitas vezes vemos o curso esgotar-se sobre um ressalto, seguido de uma audível pancada nos apoios. Em linha recta, não tem grandes consequências, mas em curva, instabiliza a colocação do carro, que obviamente perde aderência. Sobre bom asfalto, consegue
maximizar a aderência dois enormes pneus de 18 polegadas, revelando um desempenho espectacular, bem acima da agilidade do 207.



Regressando à realidade das nossas estradas, o 207 acaba por ser um pouco mais consensual. Não consegue transmitir a mesma sensação de condução verdadeiramente desportiva, mas sendo mais tolerante com o estado do asfalto, acaba por ser, em algumas situações, mais fácil de controlar. E por falar em controlo, ambos têm ESP de série, mas em ambos, este não não pode ser deslidado. Pena porque, especialmente no Punto, daria, em mãos experientes, para impor uma condução ao melhor estilo dos ralis. Vantagem italiana também no poder de travagem e nos consumos, ligeiramente mais baixos. Pena é o preço...



CONCLUSÃO
A transformação Abarth do Grand Punto chega para impressionar. O preço também pois sempre são mais 5.000 euros que o 207 Rally... Contudo, mesmo sapientes desta diferença, este Abarth é já um "brinquedo" que mete respeito, com um motor explosivo e um comportamento dinâmico que dá luta. O leão "encolhe-se" perante a agressividade do escorpião, mas o preço dá que pensar... Talvez com 207 RC Rally a conversa seja outra!



http://autosport.aeiou.pt/
_________________
"Comigo, tudo é afectivo. Eu funciono assim, com o coração. Isso tem suas vantagens e seus inconvenientes."

Jean Alesi
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Schummy



Registado em: Terça-Feira, 12 de Agosto de 2008
Mensagens: 457

MensagemEnviada: Dom Dez 14, 2008 6:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Não me importava nada de ter um desses dois Cool
_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    SpiritKarting - Índice do Fórum -> Novidades, Lançamentos e os nossos carros O fuso horário em uso é GMT
Página 1 de 1

 
Aceder a:  
Enviar Mensagens Novas: Não permitido.
Responder a Tópicos: Não permitido.
Editar Mensagens: Não permitido.
Excluir Mensagens: Não permitido.
Votar: Não permitido.


Powered by phpBB © phpBB Group. Hosted by phpBB.BizHat.com

Free Web Hosting | File Hosting | Photo Gallery | Matrimonial


Powered by PhpBB.BizHat.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com